CNIS INSS

cnis inss 2

Qualquer serviço relacionado à Previdência Social pode ser feita através da Dataprev (Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social), exceto, é claro, que você queira descontar sua raiva em algum funcionário. E,por favor, não dê socos no seu computador.

Dentre suas inúmeras utilidades da plataforma, podemos destacar o Cadastro Nacional de Informação e Serviços (CNIS). Trata-se de um banco de dados que registra todas as informações da vida trabalhista e tributária de um sujeito, incluindo FGTS, PIS/PASEP e contribuições individuais. Antes esses dados podiam ser acessados unicamente por funcionáriso da Previdência Social, mas hoje qualquer ciaddão pode ter acessos a estas informações pela internet.

Para visualizar as informações do CNIS, é preciso possuir o número de NIT (Número de Inscrição do Trabalhador) e a senha que você solicita em qualquer Agência da Previdência Social agendando atendimento pelo pelo fone 135. Se você ainda não possui o NIT, descubra como cadastrá-lo por aqui.

No caso do empregado, o CNIS registra todas as informações referentes a vínculos empregatícios: contribuições previdenciárias, tempo de serviço, através das quais é possível verificar qualquer possível divergência de desconto tributária. Entre estes dados, estão os fornecidos pelo banco do Brasil e pela Caixa Econômica Federal. Já sobre os empregadores, o CNIS registra todas as informações sobre as empresas: CAGED, RAIS, FGTS, Cadastro de Empregadores do INSS e RAIS. Este registro independe do ramo da empresa, industrial ou agrícula.

Os documento fornecidos pelo CNIS são emitidos em formato ODF, um formato válida para qualquer sistema operacional. Se você consultou seu CNIS e verificou que alguma de suas informações está errada, se dirija até a Agência da Previdência Social mais próxima da sua casa com uma documento que comprove a irregularidade e solicite a alteração.
cnis inss

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *